A GUERRA DA BÓSNIA
Famílias Muçulmanas pranteando seus desaparecidos quando na confirmação da morte destes.
" antes de criticar os atos de um povo para com outro, procure entender o que os moveu a esta atitude"
Zlata Filipovic´ foi uma heroína a sua maneira. Seu relato divulgado pela UNESCO em forma de livro, expos a realidade das famílias da Bósnia de classe média durante os conflitos.
Quando li o Diário de Zlata, um relato de uma adolescente Bósnia natural de Saravejo, que presenciou o período desta guerra e das matanças e êxodo de seu povo. O conflito ocorrido a 20 anos atrás me fez pesquisar mais sobre o assunto da guerra da Bósnia e do Kosovo do início dos anos 1990.
A capa da revista Time expondo os campos de concentração bósnios!
O conflito envolveu três grupos étnicos e religiosos típicos da região. Este território que durante mais de 400 anos fora parte do império Turco Otomano e obteve sua pseudo liberdade durante o século XIX.
Mapa politico dos Bálcãs na época dos conflitos.
No século XX fora parte vital da primeira e segunda guerras, quando os Balcãs se unirão sob a força de Tito na Iugoslávia, ou Terra dos Eslavos do sul. Assim permanecendo até o final da década de 1980. Com a queda comunista da URSS, e sua consequente influência em 1991, explodiu,(ou melhor se agravou) uma série de conflitos de cunho nacionalista étnicos religiosos.
Logicamente o fator econômico também era preponderante, pois no território Bósnio á fontes de Petróleo e seus derivados literalmente aflorando a superfície dos campos. Alia se a isso melhores condições geográficas de plantio a região teria um fator preponderante a quem o dominasse. O problema era que a terra tinha dono, uma minoria muçulmana em um mar Cristão e a solução sobreveio sobre a desculpa padrão, espaço vital e motivo religioso...era preciso limpar o terreno, e assim foi realizado mais uma vez sem a interferencia do mundo ocidental cristão. Como o s judeus, os bósnios foram colocados de lado. Somente quando o massacre se tornou evidente é que fora tomadas algumas providencias, mas já era novamente tarde demais.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Guerra da Bósnia se tornou o conflito mais longo no território europeu. A disputa entre sérvios cristãos ortodoxos, croatas católicos romanos e cidadãos da Bósnia e Kosovo muçulmanos teve início em abril de 1992 e deixou um rastro de aproximadamente 200 mil vítimas.
Escavações em valas coletivas de centenas de corpos.
A guerra em si só chamou a atenção internacional por causa do número de vítimas e, especialmente, pelos crimes de guerra cometidos. Destes, os sérvios cristãos, foram responsáveis por cerca de 90% dos massacres.
Os Sérvios em especial, ao cometer as atrocidades de massacres e no intuito de ocultar, tiveram o cuidado de misturar membros de corpos diversos para dificultar o reconhecimento das vítimas.
O genocídio matou milhares de pessoas em especial muçulmanos e principalmente suas mulheres e crianças. A alegação de "limpeza étnica" foi semelhante à utilizada por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial com execuções sumarias, campos de concentração e assassinato em massa!
Enterro coletivo de vitimas identificadas.
O massacre de muçulmanos ocorrido em 1995 na cidade de Srebrenica, no qual morreram cerca de 8 mil pessoas na pior matança registrada na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. As vítimas haviam sido enterradas em valas comuns descobertas na margem esquerda do rio Bosna, entre as cidades de Maglaj e Doboj.
Montanha de sapatos de vitimas do massacre de Srebrenica.
Enchentes retiraram uma camada de terra de cerca de três metros de espessura, o que revelou as sepulturas, sendo que a maioria das vítimas tinha as mãos amarradas atrás das costas. Vários foram mortos por uma bala disparada à queima-roupa na nuca, explicou o porta-voz do Instituto Bósnio de identificação.
De acordo com a mesma fonte, é provável que sejam os restos de homens muçulmanos da aldeia de Jablanica, mortos em junho de 1992 pelas forças sérvias da Bósnia. As identidades das vítimas precisam ser confirmadas por testes de DNA, devido a estarem os restos incompletos em parte ou misturados.Muitos cristãos sofrem hoje em dia perseguição religiosa em países de maioria Muçulmana por radicais e intolerantes religiosos destes, movidos pelo ódio contido por causa de outros fanáticos religiosos, só que cristãos! Esta bola de neve tem de ser eliminada bem como os difusores de ideias e atos contrários as crenças básicas de ambas religiões que é o Amor e a tolerância mutua!
Prece de lamento em memória das vítimas da guerra.
FONTES BIBLIOGRÁFICAS
Filipovic; Zlata- O DIÁRIO DE ZLATA-CIA das Letras-1995;
www.wikipedia.com.br
www.guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/massacre-bosnia
www.wikipedia.com.br
www.guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/massacre-bosnia
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/07/craque-da-bosnia-lembra-massacre-de-srebrenica-que-matou-8-mil-em-1995.html
https://www.otempo.com.br/
https://www.otempo.com.br/
By Marcos Toffoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário