Tradutor

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

CHUVA EXTRAPLANETÁRIA





Em 2019 após analises de dados referente a um exoplaneta foi confirmado a presença de vapor d'água em sua atmosfera, possivelmente em forma de nuvens e quem sabe chuva. com o aumento da tecnologia estamos podendo já confirmar estas peculiaridades nos mundos ao nosso redor.

Uma  pesquisa, realizada com dados recolhidos pelo Observatório Europeu do Sul (ESO), revelou 02 exoplanetas que seriam 02 superterras. Um deles agora um pouco mais conhecido, K2-18b, seria uma versão ampliada da Terra. Já o planeta K2-18c está mais próximo da estrela, e é provavelmente muito quente para estar na zona habitável, mas, tal como K2-18b, também parece ser um superterra.

K2-18b e o seu vizinho, agora descoberto, K2-18c, orbitam a estrela anã vermelha k2-18, localizada a 11 anos-luz de distância, na constelação de Leão. “Sermos capazes de medir a massa e a densidade de K2-18b foi fantástico, mas termos a sorte de descobrir um novo exoplaneta vizinho foi igualmente emocionante,” disse Ryan Cloutier, principal autor do estudo e aluno de doutoramento no Centro de Ciências Planetárias da Universidade de Toronto Scarborough e no iRex (Instituto de Investigação de Exoplanetas da Universidade de Montreal).

 O planeta K2-18b orbita dentro da zona habitável da estrela, e na época supunha-se que seria o candidato ideal para ter água em estado líquido à superfície, um elemento-chave para abrigar condições de vida, tal como a conhecemos. Em 2019 analisando dados obtidos pelos Hubble se confirmou pela primeira vez a presença de água na superterra.

Encontrar água num planeta potencialmente habitável é incrivelmente excitante. O K2-81b não é a “Terra 2.0” uma vez que é muito mais pesado e tem uma composição atmosférica diferente. No entanto, aproxima-nos da resposta à pergunta: É a Terra única?», escreveu Angelos Tsiaras, do Centre for Space Exochemistry num estudo publicado na Nature Astronomy. A equipa usou dados recolhidos pelo Hubbel entre 2016 e 2017 e descobriu indícios de vapor de água, bem como a presença de hidrogênio e hélio na atmosfera daquele exoplaneta. Com a informação que têm ao dispor, não há evidências de que existam moléculas de outros elementos, embora os investigadores acreditem que há também nitrogênio e metano.

A presença de vida e promissora mas no entanto á estrela K2-18 mostra elevados níveis de atividade, pelo que a atmosfera no planeta pode bem ser mais hostil do que na Terra e exposta a mais radiação para dispor de vida como a conhecemos.
fonte:    Wikipedia
Revista Exame
Portal do Astrônomo
Phys.org