Tradutor

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

TOMO LIII - UM PLANETA MUTÁVEL -PARTE 4


O Ciclo das Rochas

Os Resíduos

A rocha erodida e facilmente levada da superfície da terra para o fundo dos oceanos.Os detritos minerais mais comuns são o quartzo e o feldspato, o primeiro claro ou transparente e o segundo escuro, mas no geral todos os minerais são observados entre os resíduos.





Os resíduos são compostas por sedimentos carregados pela água e pelo vento, acumulados em áreas baixas de planície ou litorâneas. Estas áreas correspondem a 80%  dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
A sedimentação se caracteriza:
-Pela deposição das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares de origem por detritos e clásticas;
-Pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares de origem química;
-Pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogênicas.


Tipos de Solos


Os primeiros solos são rochas sedimentares não consolidadas, seus detritos não estão ligados entre si, como no caso acima de diversos tipos de solo.

Solos de montanhas

São aqueles que o solo é jovem.

Solo lixiviado

São aqueles que a grande quantidade de chuva carrega seus nutrientes, tornando o solo pobre (pobre de potássio, e nitrogênio).

Solo árido


São aqueles que pela ausência de chuva não desenvolvem seu solo.




                                                          

Solos arenosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração areia, de tamanho entre 2mm e 0,05mm, formado principalmente por cristais de quartzo e minerais primários. Os solos arenosos têm boa aeração e capacidade de infiltração de água. Certas plantas e microrganismos podem viver com mais dificuldades, devido à pouca capacidade de retenção de água.

 Solos Siltosos

São aqueles que têm grande parte de suas partículas classificadas na fração silte, de tamanho entre 0,05 e 0,002mm, geralmente são muito erosivos. O silte não se agrega como as argilas e ao mesmo tempo suas partículas são muito pequenas e leves. São geralmente finos.

Solo Latossolo

Geralmente são solos muito profundos (maior que 2 m), bem desenvolvidos, localizados em terrenos planos ou pouco ondulados, tem textura granular e coloração amarela a vermelha escura. São solos zonais típicos de regiões de clima tropical úmido e semiúmido, como Brasil e a África central. Sua coloração pode ser vermelha, alaranjada ou amarelada. Isso evidencia concentração de óxidos de Fe e Al em tais solos. São profundos, bastante porosos e bem intemperados.

Solos argilosos

São aqueles que tem grande parte de suas partículas classificadas na fração argila, de tamanho menor que 0,002mm (tamanho máximo de um coloide). Não são tão arejados, mas armazenam mais água quando bem estruturados. São geralmente menos permeáveis, embora. Sua composição é de boa quantidade de óxidos de alumínio (gibbsita) e de ferro (goethita e hematita). Formam pequenos grãos que lembram a sensação táctil de pó-de-café e isso lhes dá certas características similares ao arenoso.


ROCHAS SEDMENTARES (Solos Consolidados)

As rochas sedimentares ou Consolidadas possuem os detritos ligados por um cimento, como é o caso do xisto ou das brechas;

xisto
Brecha
A Rocha sedimentada dos continentes e ilhas acaba sendo compactada em camadas no fundo dos oceanos.

Montanhas de rochas sedmentares escavadas pelo rio colorado do grand Quenion, EUA.






ROCHAS METAMÓRFICAS

Em geologia, chamam-se rochas metamórficas àquelas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo.






As rochas metamórficas são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes. Não apenas as rochas sedimentares ou ígneas podem sofrer metamorfismo, as próprias rochas metamórficas também podem, gerando uma nova rocha metamorfizada com diferente composição química ou física, e também ambas, da rocha inicial.



A Gnaisse

É uma rocha metamórfica de grande abrangência e duração nos continentes. Possui uma granulometria média a grosseira, muito semelhante ao granito original. Sendo composta predominantemente de feldspato, quartzo e mica biotita, orientados segundo direções preferenciais e formados em ambiente de pressões e temperaturas elevadas. Caracterizada pela segregação de seus minerais escuros dos claros (quartzo e feldspato) dando origem a um bandeamento metamórfico. Os minerais escuros são ferro magnesianos. A Granada e magnetita são sempre comuns como minerais acessórios.
Com o intenso tectonismo primordial do planeta e na era atual, pela ação geológica as rochas acabam saindo do âmago terrestre e sendo expostas a nova erosão. Algumas das rochas mais antigas do mundo são gnaisses. Um exemplo de formação rochosa em gnaisse é o Pão de Açúcar, é a rocha mais abundante no Estado do Rio de Janeiro, tendo sido formadas em sua grande maioria há cerca de 600 milhões de anos atrás, no processo de colisão de placas tectônicas do desmembramento do supercontinente Rodínia.