Tradutor

sexta-feira, 2 de junho de 2017

TOMO XXVI-5 - PLANETAS EXÓTICOS - INFLADOS

Planeta Inflado


Kepler-7b

7O que seria um planeta inflado? Um exemplo seria um planeta da  Estrela Kepler-7 e
embora Kepler-7b tem apenas metade da massa de Júpiter, possui um volume oito vezes maior.
Ele seria um planeta inflado, também denominado de Saturno quente, devido à sua densidade semelhante à de Saturno, pois assim agora também  são chamados os planetas gigantes gasosos com um grande raio e com densidade muito baixa.
Os planetas inflados orbitam perto de sua estrela ou ainda estarem em fase de contração assim gerando grande calor interno.
Em geral, o intenso calor da estrela aliado ao aquecimento interno do planeta  expandem a sua  atmosfera. Alguns planetas candidatos, possuindo um raio grande o suficiente e de baixa densidade foram detectados pelo método de trânsito planetário sendo considerados planetas inflado: HAT-P-1b, COROT-1b, TrES-4, WASP-12b,  KELT-4Ab e Kepler-7b. 

HAT-P-1b
HAT-P-1b está localizado a cerca de 453 anos-luz de distância a partir da Terra, na constelação de Lacerta. e está entre os exoplanetas menos denso dos conhecidos.

HAT-P-1b é um planeta significativamente maior do que o previsto, por isto pode indicar a presença de uma fonte adicional de calor dentro do planeta.
Um possível candidato é o aquecimento por marés devido a uma órbita excêntrica, uma possibilidade que não foi descartada a partir das medições disponíveis.

COROT-1b

Comparação entre COROT-1 e Júpiter.

COROT-1 eria um planeta extrassolar a aproximadamente 1.560 anos-luz de distância na constelação de Monocercos. O planeta foi descoberto orbitando a estrela anã amarela COROT-1 em 2008 e se encontra próximo o suficiente para ser comedido dos fatores que o classificariam como um planeta inflado.

TrES-4


TrES-4 se encontra localizado na constelação de Hércules, orbitando a estrela GSC02620-00648, estando esta á uma distância de 1.435 anos-luz da Terra.

TrES-4 possui uma densidade 70% maior que a de Júpiter, e atualmente se classifica como o maior planeta conhecido do nosso universo. Este planeta faz uma revolução completa em volta de sua estrela-mãe a cada 3,55 dias, ou seja, seu ano estelar não chega a 04 dias dos nossos aqui na Terra.


Visualização do Planeta TrES-4 orbitando sua estrela.

A sua atmosfera é extremamente quente com uma temperatura aproximada a 1,3 mil °C. Aliado a isso ou consequência disso, possui uma densidade de apenas 0,2 gramas por centímetro cúbico(semelhante a uma rolha), e por isso, o planeta foi apelidado de Planeta-cortiça.

WASP-12b 


Um enorme planeta extrassolar que orbita a estrela WASP-12.

 WASP-12b possui um raio próximo a  83%  o de Júpiter e sua massa 39% maior. O planeta está a 3,44 milhões de Km (0,0229 UA) de sua estrela e por isso, leva aproximadamente um dia para orbitá-la em seu ano sideral.
WASP-12b está tão perto de sua estrela,  que as forças de maré da estrela estão distorcendo-o em uma forma oval e puxando sua atmosfera a uma taxa de cerca de  189 quatrilhões de toneladas por ano.
Devido ao aquecimento de marés e à proximidade de WASP-12b, a temperatura de WASP-12b é de cerca de 2 500 K (2 200 °C), sendo assim o planeta extrassolar mais quente já descoberto.

KELT-4Ab 

 KELT-4Ab e seu triplo sistema estelar.

 KELT-4A é uma estrela que faz parte de um sistema estelar triplo localizada a cerca de 685 anos-luz de distância da Terra, na constelação de Leão, possuindo um exoplaneta possivelmente inflado em sua orbita..



O exoplaneta KELT-4Ab  foi localizado através do método de trânsito sendo classificado como um Júpiter quente. É o quarto planeta descoberto que orbita uma estrela em um sistema similar a este, mesmo processo efetuado com o de  Gliese 667 Cc a ser comentado melhor e artigo posterior.
 Como KELT-4A é a hospedeira mais brilhante  de um Júpiter quente em um sistema estelar triplo encontrada até agora. Os pesquisadores acreditam que este planeta  pode ser útil futuramente para a aprendizagem sobre os planetas inflados.


DUPLA CLASSIFICAÇÃO

Alguns Júpiter quente detectado por velocidade radial poderia ser planetas inchados. A maioria destes planetas estão duas vezes abaixo da massa de Júpiter por isso se enquadrariam nos planetas inflados.
A maioria dos planetas tipo Júpiter, Saturno e Netuno quente, são em geral também  parte da classificação de planetas Inflados.