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quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

A Turma da Mônica em...

Mauricio de Souza seguidamente aparece nos quadrinhos interagindo com sua criação.

Hoje vamos falar de um tema diverso do que atualmente falamos no Blog. Meu filho se encontra dentro do aspecto autista, e tem um carinho especial pelos desenhos e histórias da turma da Mônica. Pois bem, cresci lendo Disney, depois Marvel/DC e acabei nos livros. Poucas revistas haviam lido da turminha e só os conhecia superficialmente. Por isso fui a fundo no mundo infantil da turma Mônica. Veremos mais agora.


A turma da mônica evoluiu junto com seu criador e com a sociedade sem preder sua característica primordial...os planos infalíveis do Cebolinha aliados uma dose de moral e ética, semeiam noções de bondade e cidadania em seus leitores e agora espectadores mirins...bem como seus pais por vezes.

Turma da Mônica, ao contrario das tradicionais da Disney em quadrinhos, que em boa parte foram criados por uma finalidade recreativa por razoes politicas e ou econômica, (recomendo lerem “Para lerem o Pato Donald- Comunicação de Massa e Colonialismo”). É uma série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista e empresário brasileiro Mauricio de Sousa.



A forma de inserir os desatinos do cebolinha em torcer as orelhas do Coelho de Pelúcia da Mônica bem como a turma do Limoeiro nas estórias da Marvel e DC fora fantástica.

A série foi originada em 1959 em uma série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram Bidu e Franjinha. A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação de Mônica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a serem os protagonistas.
Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criados por Mauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Turma do Chico Bento, Turma da Tina, Turma da Mata, Turma do Penadinho, entre outros.





Nada escapa a criatividade dos estúdios de Maurício de Souza.

Trazem temas do folclore nacional brasileiro, do interior, de contos diversos infantis e do relacionamento entre crianças do final do século XX. Muitos temas são controversos na atualidade como o buling que os meninos fazem com a menina Mônica em especial. Para isso foi criado a Mônica Teen, com os personagens já adolescentes expõem inter-relacionamentos afetivos entre os principais coadjuvantes nas tirinhas infantis, mostrando que por vezes as crianças fazem o que fazem pela sua inocência e imaturidade, se tornando adultos melhores.



 
Trilogias Inteiras de sucessos do cinema estão representados nas paginas de seus Gibis.

Desde 1970, na forma de revista em quadrinhos, os personagens já foram publicada por editoras como o Abril (1970-1986), a Globo (1987-2006) e Panini Comics (2007 até a atualidade), somando quase 2.000 revistas já publicadas para cada personagem. Além disso, também segue com publicação especial de tiras no formato de bolso pela própria Panini e pela L&PM.




A correlação da turma da Mônica nos grandes filmes do cinema ajuda a divulgar a marca,pois acaba agradando os pais também.


A criatividade de Mauricio de Souza e sua equipe superam em muito os segmentos tradicionais. Expõem em suas tiras, contextos religiosos cristãos, de entretenimento televisivo e cinemático, esportivos (como personagens baseados em jogadores famosos), e avança para as relações interpessoais.





Os personagens estrelaram nos quadrinhos os principais clássicos e modernas produções cinematográficas.

Nas edições adolescentes temos também personagens de temas inclusivos, com deficiências, opção sexual (em desenvolvimento ainda), raça e crenças. Numa forma de mostrar os relacionamentos  plurais que temos a nossa volta em um mundo diversificado e globalizado.


Mônica Teen
                             
Simmmm, eles cresceram, e muita coisa mudou, mas não as aventuras.

Em 2008 foi criado um spin-off baseado no estilo dos quadrinhos japoneses intitulado Turma da Mônica Jovem, com os personagens adolescentes. Em 2015, a linha passou por uma reformulação, a Panini reiniciou a numeração das revistas e passou a creditar autores em algumas histórias (algo que acontecia apenas em publicações especiais), além disso, cada edição passou a trazer um QR Code que permite a acesso a conteúdos exclusivos em plataformas virtuais.


O pai sempre orgulhoso de sua criação literalmente entra em cena com sua obra de arte.

Desde os anos 80 Mauricio de Souza usou seus estudios para se inserir no campo da animação e abrandar os meios televisivos e Cinematográficos. O no cinema a turminha iniciou lentamente, mas de passos firmes, na televisão porem demorou mais, em geral pela falta de apoio e investimento em uma produção de uma série televisiva nacional.
Sempre presente e inovando para todos os públicos, Apreciação universal

Maurício no entanto nunca desistiu, e hoje em dia está em todas as plataformas de mídia disponiveis digitais ou tradicionais de forma expressiva. Sua Marca se observa desde produtos de Higiene, alimentícia, brinquedos, vestuário.


Em meio ao humor, sempre uma mensagem ética e progressiva para o leitor.

A Turma da Mônica tem gibis e diversos outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas, sendo que a marca foi expandida para outras mídias ao longo dos anos, em produtos como livros, brinquedos, discos, CD-ROMs, jogos eletrônicos, etc.


A princesa e o Robô, um dos primeiros ensaios da Turma da Mônica nos Cinemas.

 Em 2019 estreará nos cinemas não com animação, mas com uma produção com atores mirins, meu filho conta os dias para á estréia deste filme infantil. Veremos em quantos segmentos mais a turminha irá brilhar. 

Em 2019 a turminha estára na telona literalmente em carne e osso.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Turma_da_M%C3%B4nica
No Google+ https://plus.google.com/u/0/collection/MclnAB  o amigo deste blog consegue baixar e/ou ler histórias inteiras, curtas ou como a dos clássicos do Cinema na integra.

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