Tradutor

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O PRIMEIRO GENOCIDIO DO SÉCULO XX

O EXTERMINIO DO POVO ARMÊNIO
 
 

Situação das populações de origem Armênia e os principais fatos de conflito e extermínio dentro do Império Turco.



Em 2015 se completou 100 anos da primeira das grandes limpezas étnicas do século XX, o Genocídio Armênio. Mesmo que não admitido oficialmente pela Turquia, é oficializado pelos países que possuem maiores grupos de descendentes deste povo, como a França, EUA, Argentina e Brasil. Ao todo são 7 milhões de descendentes frutos da diáspora armênica contra 3 milhões residentes na ex-república soviética!

Campo de concentração Armênicos

 
O século XX fora mesmo o apse da capacidade destrutiva do ser humano! Antes tínhamos as desculpas de atraso tecnológico e moral humano para as guerras e conflitos! Novamente no entanto mesmo com todo o avanço já experimentado pelo homem, ainda liderados por crenças religiosas e por ideais de superioridade desta ou daquela raça/etnia ainda estamos matando nossos irmãos.


Jovens Armênias crucificadas pela intolerância religiosa.


 
Um exemplo clássico disso fora o assassinato em massa d grupos étnicos do antigo império turco! Árabes, judeus, albaneses, Gregos e Armênios foram "incentivados" por potencias Europeia com o ideal de Liberdade ao julgo opressor dos Sultões otomanos. Sairiam de um julgo para cair em outro e saciar os interesses das potencias para a abertura de mercados e da exploração do petróleo.

Os Turcos com o intuito de repreender os rebeldes Armênios, uma minoria atingido pelo ideal libertador do Czar Nicolau II da Rússia, mas que viviam na Anatólia, centro do Império. A grande maioria da população Armênia se mantinha fiel ao Império.
 
 Mesmo assim os turcos usaram a tática tradicional até então de todos os impérios que se viram incomodados com povos subjugados envoltos em conflitos internos.

 

Cabeças de soldados do Império Turco de origem Armênia.

 
O massacre Armênio (mais de um milhão) fora sistemático e envolveria Homens servindo no exército Turco desta etnia, em como civis além de mulheres e crianças! Forram execuções sumarias, mortes por afogamentos, desnutrição em campos de concentração, enforcamento, sede em longas marchas, entre outras.
 
O terror imposto não impediria a derrota Turca na primeira guerra mundial, mas daria exemplos práticos a outros povos que tinham "problemas semelhantes" a como resolvê-los.

 

Extermínio sistemático de um povo.

 
Para o povo Armênio, trocou de um opressor para cair nas garras de outro, sendo o pais incorporado a URSS em 1918.

Ossadas de covas coletivas de Armênios

 
Devido a uma série de mandos e desmandos oficiais, tratados e alianças, poucos aliados Turcos podem classificar o ato cometido como Genocídio. Mesmo o extermínio tendo sido amplamente documentado, a acusação pode gerar crises diplomáticas que são evitadas pelos EUA e outros membros da OTAN em geral pelos Turcos serem um aliado estratégico na região, por isso oficialmente não a acusações sobre extermínio em massa.
Na própria Turquia comentar publicamente o ocorrido gera sérias penas a população.
 

Cena em ângulos diferentes de corpos de vítimas de origem armênica.

 


Muitas crianças de origem Armênia foram poupadas, não pela benevolência dos líderes Otomanos, mas pela compaixão de famílias muçulmanas que acobertaram estes jovens até poderem encaminhá-los para a Grécia, para abrigos cristãos deste pais ou adota-los como órfãos de parentes distantes, algo muito comum devido a guerra.
 
Uma limpeza étnica das muitas que ainda ocorreriam no decorrer do século XX em todo o Globo. Desde os povos Ameríndios até a atualidade com os curdos, o ser humano se usa do conceito religioso, étnico e de raça para justificar as maiores barbáries que no fim só envolvem um objetivo, a perpetuação do poder.