Tradutor

quarta-feira, 15 de maio de 2019

TOMO XXXXIX-2 SISTEMA SOLAR EXTERNO - SATÉLITES DE NETUNO - PROTEUS



PROTEUS



Formato irregular contrasta com suas dimensões.

Proteus, segundo maior satélite natural de Netuno, possui mais de 400 quilômetros de diâmetro. Pela distancia  não foi descoberto por telescópios na Terra anteriores ao Hubble, porque sua orbita está muito próxima do gigante gelado. A distância do planeta o faz se perder pelo reflexo do brilho da luz solar em Netuno.

Proteu circunda Netuno a uma distância de cerca de 92.800 quilômetros, e completa uma órbita em 26 horas e 56 minutos. Proteus é um dos objetos mais escuros no sistema solar. Como Febe de Saturno, ele reflete apenas 06% da luz solar que o atinge.





Limiar esferoide de Proteus 



Os cientistas afirmam que proteus é um satélite tão grande quanto possível para uma forma esférica pela sua própria gravidade. Proteus se manteve numa forma irregular mesmo assim, possivelmente por sua composição metálica rochosa. O satélite também poderia ser o resto de um objeto maior que se fragmentou por colisão ou mais provavelmente pela ação gravitacional de Netuno já que não mostra sinais de modificações geológicas preterias. 



O satélite de Saturno, Mimas, devido a uma menor densidade, de dimensões semelhantes, sua composição mais plástica permitiu ao contrario de Proteus ter a forma esférica.