Netuno foi descoberto oficialmente por Johan Galle e Heinrich D’Arrest em 1846 no observatório de Berlim. De tão distante, sua descoberta se baseou em dados matemáticos que sugeriram um oitavo planeta. Por via ótica não era ainda possível ainda a observação direta via telescópios do século XIX.
É o terceiro planeta mais maciço do sistema solar, e ao contrário de Urano, possui uma fonte interna de calor. Está entre 4,456 e 4,537 bilhões de km do Sol, possui um período orbital de 64,8 anos e um dia de aproximadamente 16,1hrs.
Geologia de Netuno
Netuno é um planeta gigante gasoso com um pequeno núcleo rochosos rodeado por uma mistura de líquidos e gases. Suas características principais são:
-Massa (terra=1)17,2
-Densidade (água = 1) 1,77
-Volume (terra=1) 54
-Velocidade de escape 24,6 km/s
-Gravidade (terra=1) 1,2
-Temperatura superficial -230ºC
Netuno é um planeta bem mais denso do que Urano, um homem que pesa na Terra 65 kg pesaria em Netuno 76 kg pela ação da gravidade. Supõem-se que por gerar tanto calor em seu interior ainda seria um planeta em contração gravitacional, ou seja, não inteiramente formado ainda. O peso das camadas superiores compactaria as inferiores ao redor de seu núcleo rochoso, isso geraria a energia térmica necessária para manter sua superfície tão ativa.
Núcleo rochoso envolto de um manto de amônia, metano e água comprimidos por uma enorme pressão gravitacional.
As camadas inferiores que correspondem a dois terços de Netuno estão compostas de uma mistura de pedra fundida, água, amônia líquida e metano. O resto seria uma mistura de gases aquecidos incluindo hidrogênio, hélio, água e metano, este ultimo, que fornece a Netuno sua tez azulada.
Magnetosfera de Netuno
Campo magnético de Netuno
O campo magnético de Netuno, assim como o de Urano, é fortemente inclinado em 47 graus em relação ao eixo de rotação e deslocado pelo menos 0,55 raio (aproximadamente 13.500 quilômetros ou 8.500 milhas) do centro físico. Comparando os campos magnéticos dos dois planetas, os cientistas pensam que a extrema inclinação pode ser característica de fluxos no interior do planeta e não o resultado da orientação lateral ou de qualquer possível reversão de campo do planeta. A termosfera do planeta está a uma temperatura anormalmente alta de cerca de 750 K°, fator ainda não compreendido na totalidade.
O Clima De Netuno
Composição Atmosférica de Netuno
Modelos sugerem que a troposfera de Netuno é coberta por nuvens de variadas composições, distribuídas pela altitude. O nível superior de nuvens encontra-se a pressões abaixo de um bar, onde a temperatura é favorável à condensação do metano. Com pressões entre um e cinco bares (100 e 500 kPa), acredita-se que ocorre a formação de amônia e sulfeto de hidrogênio. Acima de cinco bares de pressão, as nuvens podem consistir em amônia, sulfeto de amônio, sulfeto de hidrogênio e água. Nuvens mais profundas de água congelada devem ser encontradas a pressões de cerca de 50 bares (5 MPa), onde a temperatura chega a 0 °C. Mais abaixo, podem-se encontrar nuvens de amônia e sulfeto de hidrogênio.
Supõe-se que a baixa estratosfera de Netuno seja nebulosa devido à condensação de produtos da ação dos raios ultravioleta do metano, tais como etano e acetileno; a estratosfera também contém traços de monóxido de carbono e cianeto de hidrogênio, sendo a estratosfera de Netuno mais quente que a de Urano devido à elevada concentração de hidrocarbonetos.
Netuno é um planeta dinâmico com várias manchas grandes e escuras, relembrando as tormentas, tipo furacões, de Júpiter. A mancha maior, conhecida como a Grande Mancha Escura, tem aproximadamente o tamanho da Terra e é semelhante à Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A Voyager revelou uma pequena nuvem, de formato irregular, movendo-se para o leste, correndo ao redor de Netuno a cada 16 horas. Esta nuvem poderia ser uma bruma que se eleva acima de uma coberta de nuvens mais profundas.
O Clima
Ciclo dos cristais de carbono em Netuno
O clima de Netuno é bem agitado, pois apesar de estar muito distante do Sol, sua atmosfera age como se sofresse sua ação possuindo para tanto centros climáticos bem evidentes, muito diferentes do observado, por exemplo, em Urano.
Observa-se em Netuno o mesmo que em Júpiter as zonas ou faixas atmosféricas que se distribuem conforme o padrão de gases de sua composição.
Netuno possui uma larga área de nuvens cirros chamada Patineta.
Netuno possui os ventos mais fortes do sistema solar variando de 1200 a 2000 km por hora. Nas altitudes onde se verifica este clima tão violento, por exemplo, a atmosfera já não é tão densa ao ponto de derrubar, por exemplo, um ser humano.
Zonas de variação de temperatura
Variação de temperatura por Netuno.
Zonas de variação de temperatura similares as terrestres podem se observar em Netuno. Sua temperatura e sistema climático não se deve a ação direta do Sol como já comentamos. Devido à enorme distância deste planeta do astro rei, pois recebe apenas 1/900 avos da energia deste do que a Terra. Netuno, no entanto exala 02 vezes mais calor do que recebe aquecendo as nuvens de baixo para cima, como efeito possível de sua contração e queda de cristais de carbono.As manchas escuras são grandes tempestades, uma maior que a o planeta terra. Esta se desloca ao redor do planeta com ventos de cerca de 2400 km/h.
Mesmo com a constância de formação dessas tempestades gigantes escuras, contrário destas essas são efêmeras, durando poucos anos até se dissiparem por completo. As tempestades também possuem inconstância de área, ou seja, vem alternando seu tamanho durante sua existência.
As tempestades de Netuno acabam agitando a atmosfera que possui uma temperatura superficial de -230ºC o que deveria proporcionar uma imobilidade climática em teoria, mas na pratica é como vimos acima, um mundo bem ativo.
Chuvas
O decaimento cristalino dos cristais de Carbono proporciona uma precipitação bem exótica.
Sim. Netuno tem monções e consequentemente, chuva, mas uma precipitação muito exótica. No planeta gasoso chove diamantes.
Pesquisadores das agencias espaciais futuramente planejam enviar missões a Netuno para explorar essa chamada “chuva de diamantes”.
O fenômeno que se forma na atmosfera densa do planeta em função da pressão exercida sobre os átomos de carbono, que se transforma em nuvens que pela acreção de partículas, acabam se precipitando na forma de chuvas de diamantes, sobre as camadas mais densas atmosféricas.
Assim como Urano creia se que Netuno possua uma oceanos carboníferos com até icebergs de diamantes. Uma cena monótona mas bem interessante.
Os cientistas fizeram estudos em que perceberam que os diamantes transformam-se em líquido quando estão sujeitos a uma pressão 40 milhões de vezes superior à que existe na Terra.
Os cientistas também descobriram que quando se encontra no estado líquido, o diamante comporta-se de forma semelhante à água, com formas sólidas idênticas a icebergues sólidos a flutuar à superfície.
Nuvens com ventos de 1 200km/h em Netuno
ANÉIS DE NETUNO
Anéis de Netuno, este possui cinco grupos principais de anéis bem mais tênues que os de Saturno.
O sistema consta de cinco anéis que recebem o nome dos astrônomos, físicos e matemáticos mais relevantes na pesquisa de Netuno. Do mais interior ao mais exterior são: Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams. Além disso, há um anel coincidente com a órbita do satélite Galateia. Outros mais três satélites, Náiade, Talassa e Despina, orbitam entre os anéis fazendo a função de satélites pastores.
Além destes anéis definidos, existe uma lâmina de material extremamente tênue que se estende do anel Le Verrier até o Galle, e provavelmente mais para perto de Netuno.
Visão dos anéis pela Voyager 2.
Três dos anéis, Le Verrier, Arago e Adams, são estreitos, com larguras de 100 km ou menos. Por outro lado, Galle e Lassell apresentam larguras dentre 2000 e 5000 km. O anel Adams contém, assim mesmo, cinco arcos brilhantes denominados Fraternité, Egalité 1 e 2, Liberté e Courage. Esta nomenclatura foi sugerida pelos descobridores destes arcos nas ocultações estelares de 1984 e 1985.
Anéis mais visíveis a longa distancia de Netuno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário