Cidade Estado do Vaticano
Este artigo tem por objetivo principal falar sobre religião Cristã e amor ao próximo... onde estas ultimas palavras deveriam ser sinônimos, mas infelizmente não o são.
Pelas minhas pesquisas observei que o objetivo de religião de amor meio que se perdeu do seio cristão, ao invés do avanço do auxílio ao próximo, observei um crescente aumento dos que criticam os atos do quê praticam o amor ao seu semelhante....
Introdução
No catolicismo o peso dos erros de dirigentes pretéritos e membros desviados presentes, são o de menos para alguns cristãos, ou uma confirmação de suas teorias... o que mais pesa sobre a igreja Católica é a sua associação a profecias apocalípticas da Bíblia e devido a estas profecias invalidar tudo o que os crentes apostólicos fazem ou dizem.
Caso perguntem, o autor deste artigo, não é católico praticante, longe disso. Por pretéritos estudos sobre diversos cultos e denominações, analisei suas atitudes, além de obter relatos de pessoas assistidas pelas instituições e por fiéis e membros da igreja do Bispo de Roma. Creio portanto ter aporte para comentar minha opinião sobre o assunto. Tento demonstrar da forma mais imparcial possível, que os erros podem ser sanados e se encontrar virtudes onde antes só se encontrava intolerância e fanatismo.
Procurei saber pela leitura de fontes confiáveis, qual seria á organização religiosa que está mais engajada na pessoa comum e seus problemas, e quem lidera a caridade no mundo, como um todo, sem necessariamente se importar com quem se está estendendo a mão ou impondo sua doutrina como condição de acolhimento.
A proeminência do catolicismo em ajudar os necessitados se destacou a olhos vistos bem como o de ataques aos denominados Anticristos Papais. O resultado levou a ir mais afundo no estudo da caridade praticada pelos denominados"condenados" e dos autodenominados "salvos"( ou ao menos, isso dão a entender).
Amar ao próximo como a ti mesmo.
Amar irrestritamente ...esta é a meta
Na maioria das vezes o fiel cumprindo sua parte, biblicamente falando, com seu credo e portanto com deus, ele como enfermo e ou necessitado, não obter o que precisa para seu alento, os seus lideres dizem simplesmente por vezes "...lhe faltou fé..." Os pastores ao assim procederem estão se isentando de qualquer responsabilidade e ao mesmo tempo psicologicamente detratando o já abalado crente de sua igreja.
O Chefe supremo Católico e seus associados dizem que seja feita a vontade do Criador... e não exige nada em troca,(ao menos na atualidade), e muito menos que seja condição ser cristão ou que o necessitado se torne Católico,para obter as bençãos dadas por Deus.
Ficou registrado no cotidiano que praticamente todas as instituições de auxílio aos necessitados têm nomes de santos ou algo que os identifica com o credo católico. Estas instituições são direta ou indiretamente administradas por membros do catolicismo e em muitos casos pela própria igreja. Instituições evangélicas, judaicas, árabes, ortodoxias tem em geral o limitador de acesso ao auxílio a primazia da aceitação de suas ideologias, e ou também com algum retorno financeiro para atender os necessitados. Fora observado que pouco empenho para angariar recursos junto ao Estado ou de membros da comunidade dispostos a ajudar seu semelhantes, e assim não lesar mais ainda os convalescentes e seus familiares.
Geralmente para os atendidos por instituições de origem católica, o beneficiado e seus familiares, praticamente não arcam com nada. Os recursos são obtidos por toda a comunidade cristã, pois o enfase é no atendido não no provedor do atendimento, bem como pela sociedade laica e poder público. Mas por incrível que pareça, ao menos no Brasil, membros de credos pagãos, animistas, ateus, seitas espiritualistas e até de outras religiões dão mais aporte financeiro as instituições católicas do que seus pares cristãos de outras denominações.
Atendimento aos órfãos…
…aos doentes terminais…
... aos deficientes físicos e intelectuais
O conhecido aporte e confiabilidade no uso dos recursos fazem da Igreja Católica a maior instituição de caridade do planeta. Seguida, e de muito longe, por ONGs, grupos de auxilo ou de outros credos. No atendimento aos necessitados em primeiríssimo lugar desponta as instituições de origem católica. Outras instituições religiosas também com enfase no atendimento aos necessitados, se evidenciam as seitas Cristãs como os Mórmons, os Adventistas, as Testemunhas de Jeová e o Espiritismo; bem como pagãs, como as de matizes africanas.
Em associações encontramos em evidência clubes como Rotary, Lions, e a Maçonaria. Nas ultimas posições, pasmem, estão os credos protestantes em geral. Para os evangélicos, a maioria se preocupa mais com a salvação da alma e da própria prosperidade do que acolher deficientes, idosos, órfãos, doentes terminais, vitimas de conflitos, epidemias entre outros.
Algumas denominações chegam a deixar de procurar os necessitados em seus locais de residencia, se preocupando mais em ficar com o templo aberto ao publico o maior tempo possível, a espera dos fiéis. As arrecadações são primeiramente para a manutenção dos pastores e sua famílias, e depois de sua estrutura burocrática, bem como para á manutenção das organizações religiosas, a maioria das denominações não dispõem de local ou grupo permanente para acolher os necessitados de maior expressão.
Templo de Salomão
Na IUD, IIGD, IMPD, entre outras denominações gastasse milhões em mídias para divulgação do credo religioso e praticamente nada com os necessitados, são os primeiros a falar da opulência do catolicismo. Estes acabam sendo atendidos pelos membros mais sensíveis de suas comunidades religiosas que por fim acabam sobrecarregados entre atender e manter sua denominação e prestar caridade. O templo de Salomão custou quase 500 milhões de Dólares e o custo mensal dos seus horários televisivos supera os R$ 7 milhões mensais.
Pelos mais os mais exaltados, o Líder Católico Representa o anticristo Bíblico...o cumprimento das profecias de Daniel entre outras profecias e teorias conspiratórias....vai saber... mas se esquecem de que os fiéis da igreja se dedicam de corpo e alma literalmente para trazer algum conforto aos que necessitam.
O Anticristo
Imagem de João Paulo II como o Anticristo, obtida da internet, de quando se achava que ele o era. Assim fora também demonizado Bento XVI e o Papa Francisco. Numa paranoica teoria conspiratória apocalíptica.
A grande maioria dos credos Protestantes, crê que o Papa seria o Anticristo e a igreja Católica seria o cumprimento das profecias de Daniel entre outras. Biblicamente falando, concordo no termo “biblicamente falando” pois se analisarmos pelo olhar da fé, tudo leva a crer nesta interpretação. O passado, não tão passado assim, da igreja católica como um todo favoreceu e muito para esta visão apocalíptica do papado.
O catolicismo foi responsável por genocídios, corrupção, atrocidades, torturas, êxodos e limpezas étnicas, entre muitos outros fatos obtusos históricos. Mas tudo muda, com a perda de poder para o crescente Estado nacional, e depois para os governos Laicos. Há busca das pessoas de um mundo mais “liberal” fizeram os lideres da Santa Sé mudarem pouco a pouco sua visão de mundo, focando do fiel e na sua missão, um retorno para os princípios da igreja primitiva, a de auxiliar os irmãos, bem como difundir a visão real do cristianismo.
Queda de Tenochtitlán
A Espanha dos reis Católicos promoveria o primeiro extermínio sistemático de um povo. Sua sistematica acabaria por derrotar os Astecas por regras militares do velho mundo. a estes desconhecidas, como a Traição, acordos com tribos rivais não cumpridos, bem como por infecção por varíola, e difteria as quais os nativos não eram imunes, bem como pelo massacre pragmático.Ao todo no período do conflito e após pereceram na capital Ameríndia mais de um milhão de pessoas, ou pelo conflito ou pelo simples contato com o cristão Europeu. Os que sobreviveram foram “Purificados” via tortura, servidão e ou queima na fogueira pelos clérigos Católicos que viajaram junto com Cortez.
Visão que a Bíblia é falha e considerado uma heresia pela maioria dos protestantes, que a crê como unica e verdadeira palavra de Deus.
As contra medidas
Vivemos num mundo globalizado, cheio de teorias conspiratórias, onde o Catolicismo é visto como símbolo do mal pelos seus co-irmãos cristãos. Em parte por terem alterado os 10 mandamentos de Deus, na crença da inafabilidade Papal, no purgatório, no culto aos Santos e na alma sobreviver a morte...as crenças primevas Judaico-cristãs foram alteradas com o passar dos séculos, adaptadas a realidade de cada período histórico. O credo católico mudou, mas o empenho de grandes homens e mulheres em busca de auxiliar quem precisa de ajuda nunca se perdeu. Com a tecnologia atual só tendeu a aumentar a mobilização, e para melhor se organizarem os seus grupos de apoio. Depois de décadas perdendo fiéis a igreja conseguiu uma estabilização e retomar seu crescimento bem como com o retorno de fiéis a seus templos.
Mas a questão é de que na atualidade, como querem algumas denominações protestantes que costumam usar a profecia do fim dos tempos para tentar fazer o catolicismo ser o grande e mal poder perseguidor da profecia bíblica descrita em Daniel 7. O grande mal deveria ser eliminado em resumo que se extinguisse a instituição tida como do anticristo! Pois é fácil criticar por preconceito, por algo que foi feito de muito errado no passado, e o catolicismo pagou com isso, perdeu poder, foi seccionado, desacreditado. A ausência da Igreja de Roma geraria um problema! Retirem a igreja católica do mundo, e me digam, quem ira acolher os desvalidos!? Os seus detratores atuais!? Pois e muito difícil fazer o mesmo trabalho e com certeza não é muito vantajoso...não!?
Visão católica do Céu...com jesus, Maria, Deus Pai todos os Santos e os Anjos.
Pentecostais, Neopentecostais x Catolicismo
Principais líderes religiosos cristãos brasileiros.
Cresce á intolerância ao diferente e entre os próprios cristãos. Vários atos de vandalismo a santos e igrejas, ataques verbais e físicos á padres e freiras, esta mesma intolerância combatida pelos pais da igreja reformada é praticada por seus atuais membros, o que gera um paradoxo religioso.
Missionário David Miranda...sempre me chamou a atenção esta foto...mostra a Bíblia e dezenas de muletas e algumas cadeiras de roda...mas com toda esta benção de cura não conseguiu curar a própria miopia...
Os Cristãos em geral estão preocupados demais em salvar o próprio umbigo da morte eterna do que ver se ao lado alguém que pode estar mais necessitado que ele. Usam a meta da adoração ao criador, mas preservar a sua obra, no caso a Terra e todos nela, não parece tão significativo. Discutem horas e horas doutrinariamente na televisão, no radio em revistas, enquanto seus irmãos se perdem no esquecimento... . Problemas que podem ter caráter efêmeros de pessoas mais saudáveis, como os conjugais, dependência química, financeiros, entre outros, são melhores acolhidos, pois geralmente são melhores resolvidos com conversas, determinação e orações. A curto prazo se tornam produtivos membros da comunidade que lhes assistiu e logicamente contribuintes economicamente.
Um irmão com dor , fome, desabrigado, moribundo, desamparado bem como um deficiente físico ou intelectual, sem perspectiva de melhora, se torna mais um fardo e realmente não é um elemento útil economicamente a evangelização. Estes são os atendidos pelo catolicismo.
Menino Felipino(maior população católica em um único pais) ajudando seu irmão durante as chuvas das monções asiáticas.
Os cristãos não Católicos, em sua grande maioria, estão devendo na pratica as palavras do Mestre “... amar ao próximo como a ti mesmo...”(Mateus 22:39 )- Bíblia Sagrada.
Por isso méritos a uma crença até dez anos atrás dada por especialistas como fadada ao desaparecimento... ela se adaptou, focou no que realmente importa, a vida e o bem estar. Tudo muda com o tempo... menos a vontade de alguns dos autoproclamados “salvos” de serem seres humanos melhores e procurar levar isso a seus irmãos.
Depois de décadas perdendo fiéis o número de católicos no mundo aumentou em 12,529 milhões pessoas, alcançando a cifra de 1.284.810.000 católicos em 31 de dezembro de 2015.
Base doutrinaria Protestante
Max Weber e sua teoria da ética protestante.
Os grupos de apoio evangélicos estão geralmente voltados para o indivíduo e na pregação das suas doutrinas. Muitas igrejas sequer têm grupos que vão buscar nas ruas ou em locais de necessidade que poderiam se tornar fieis. Algumas denominações apenas abrem as portas e simplesmente esperam que o fiel entre. Em muitos casos só sentirão sua ausência quanto à falta do dizimo. O fazer boas obras deixou de ser o fundamental entre os credos protestantes logo após da reforma. O foco agora era o individuo, e este seria salvo somente pela sua fé no Cristo. A partir disso a usura, depreciar os menos prósperos tidos como de pouca fé, obter prosperidade pela exploração, passaram de pecados para virtudes, fruto das bençãos divinas! A base do mercantilismo surgiria em raízes protestantes para depois se tornar o nosso conhecido capitalismo segundo Max Weber.
Exceções ocorreram como em países como a Itália, mesmo dividida em reinos durante a reforma estes prosperaram sobre o credo romano e com o renascimento. Na Espanha, todo um continente fora expropriado para manter suas grandes disparidades econômicas, mas por fim, acabou se incluído no rol dos países desenvolvidos.
Os Fantasmas de Scroog representam bem os Cristãos protestantes com sua busca da prosperidade desprezando os menos afortunados e deficientes pela obtenção de riquezas.
O individuo justificado por sua fé e nada mais, fora representado por muitos reformadores que interpretaram as leis divinas de forma a obter vantagens dentro das leis pré-estabelecidas. Os cidadão para evitar que perdessem suas regalias econômicas em seus países, acabaram por crisaram leis que protegiam os bens materiais mais que os cidadão, o poder religioso tanto criticado quando proposto pela igreja católica foi bem recebido pelos cidadão de estados protestantes. Temos crenças como a Calvinista que a os que nasceram para as bençãos divinas e aqueles que vieram para a danação eterna, não importando o que façam seu destino está selado. Os prósperos eram os salvos e os desafortunados os descartáveis.
Mas como sempre nos digam...como ficaram os necessitados!?... Quem rogará por eles...bem... estes continuaram com a igreja romana... porque basicamente.não tinham mais a quem recorrer. O auxílio abraça mesmo membros de outras denominações, que acabam por utilizar os serviços de fiéis e instituições católicas, muito mais atualmente, que em tempos pretéritos.
As Mudanças
Longe de ter uma história gloriosa, a igreja católica foi se moldando durante os 4 últimos séculos inicialmente com São Vicente de Paulo. A igreja que aos poucos mudaria o perfil de grande opressor, que se perdurara por mais de mil anos, para um coadjuvante importante na politica social mundial. Regimes opressores caíram sobre seus sutis e certeiros ataques, o comunismo que o diga, pois sofreu os ataques cirúrgicos, e certeiros, de João Paulo II. A igreja católica, de impositora dogmática cruel passou a tratar e cuidar dos necessitados por meta mais pela ideologia do amor ao próximo, do que para fins políticos, mas isso se procedeu paulatinamente no passar dos séculos até os moldes atuais..
A origem da Caridade plena.
A Igreja Católica pode sofrer muitas críticas, mas é reconhecida em todo o mundo pelo seu trabalho social e caritativo. Mas o que você talvez não saiba é que um dos maiores responsáveis por isso foi um padre francês que viveu há 400 anos: São Vicente de Paulo.
Basta lembrar que foi a partir de Vicente que teve início a primeira associação de mulheres consagradas dedicada ao trabalho nas áreas de saúde, educação e assistência social. Antes dele, a vida consagrada feminina estava restrita na Igreja aos claustros, em ordens monásticas como as Beneditinas, as Clarissas e as Carmelitas.
Hoje a atuação da família vicentina – os padres da Congregação da Missão, as filhas da caridade e os membros da Sociedade de São Vicente de Paulo e de dezenas de outras associações surgidas da inspiração no carisma do padre francês – se estende por uma ampla gama de trabalhos pastorais e sociais, sempre com o intuito de responder às diversas necessidades que se apresentam em cada época da história.
Auxílio aos doentes .
As escolas, casas de acolhida e hospitais continuam sendo um campo imenso de trabalho, mas a família vicentina está presente também em outras searas – das rodovias brasileiras à sede da Organização das Nações Unidas. A família vicentina está espalhada por todo o mundo, com mais de 03 mil membros da Congregação da Missão, 15 mil filhas da caridade, 250 mil membros da AIC e 800 mil membros da Sociedade de São Vicente de Paulo, entre outras associações. Seja na pastoral carcerária, em movimentos sociais, com refugiados, em paróquias, em casas de acolhida para pessoas em situação de rua, no movimento ecumênico ou em qualquer outro lugar onde a dignidade humana precise ser resgatada, aquela centelha que teve início há 400 anos continua atuando.
Há lugares do mundo onde somente o credo católico conseguiu se fixar mesmo sobre os mandatários nativos serem ideologicamente avessos a crença cristã. O grande beneficio que é obtido para as massas pelo alento e assistencialismo papal os fazem serem aceitos. Na índia de Madre Tereza, na África de Desmond Tutu a América do Sul do Papa Francisco, todas estas regiões, mesmo com o crescimento do protestantismo e da Ideologia da prosperidade Cristã, o catolicismo inverteu da defensiva ao avanço evangélico para a ofensiva, com o aumento do numero de fieis.
Madre Tereza de Calcutá
Segundo revelam os dados do último “Anuário Estatístico da Igreja”, publicado pela Agência Fides por ocasião da Jornada Missionária, a Igreja administra:
-115.352 Institutos sanitários, de assistência e beneficência em todo o mundo. Deste número, 5.167 hospitais filantrópicos (a maior parte na América, 1.493 e 1.298 na África);
-17.322 dispensários, a maioria na África, 5.256, América 5.137 e Ásia 3.760;
-15.699 casas para idosos, doentes crônicos e deficientes – Europa (8.200) e América (3.815);
-10.124 Orfanatrófios, principalmente na Ásia (3.980) e América (2.418);
-11.596 jardins da infância, a maior parte na América (3.661) e Ásia(3.441);
-14.744 consultores matrimoniais, distribuídos no continente americano (5.636) e Europa (6.173);
-3.663 centros de educação e reeducação social, além de 36.386 instituições de outros tipos.
648 leprosários, sim existem ainda, distribuídos principalmente na Ásia (322) e África (229);
Em Itapuã, distrito do Município de Viamão RS, existe o último leprosário do Brasil, que foi reformado e reformulado com o novo nome de Hospital Colônia Itapuã. Este hospital abriga dependentes químicos, indivíduos com dificuldades mentais e hansenianos que são amparados por uma política que visa o resgate da dignidade e a inclusão social. O hospital também atende a saúde dos cerca de 7.500 habitantes deste distrito.
No campo da instrução e da educação, a Igreja administra no mundo centenas de milhares de escolas maternais, fundamentais; médias e superiores. Além disso, acompanha 2.288.258 jovens de escolas superiores e 3.275.440 estudantes universitários.
Igrejas e Missionários onde quase nenhuma outra Igreja da Doutrina da prosperidade se interessa em ir. Abrir Igreja nos EUA, Europa ocidental é fácil, até mesmo em países em desenvolvimento africanos como Angola e Africa do Sul, difícil é ver Em Miamar, Congo, Uganda, e em alguns países os únicos representantes cristãos são católicos e professam seu credo mesmo sobre risco de vida.
A Igreja provê gratuitamente em seus institutos cursos profissionalizantes de qualidade, vinculados a iniciativa publica e privada para capacitação de jovens carentes ao mercado de trabalho.
Hospitais Filantrópicos
De acordo com a CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), 41,2% das internações do SUS passam pelos seus 3.067 estabelecimentos, que concentram 35% de todos os dos leitos do Brasil alcançando 20 milhões de pessoas.
Prestação de ajuda a dependentes químicos na Cracolândia em São Paulo…
…conforto a doentes em estado Terminal…
…alimentando os Famintos.
Outas Organizações de Caridade
Claro, o sincretizamo em países como o Brasil com religiões de matriz africana ajudou muito, de manhã na missa à noite na terreira. Nas seitas pseudocristões como o Espiritismo, este de força desproporcional no país sul americano, muitos de se dizem também católicos e esporadicamente frequentam as igrejas.
Sincretismo religioso tem como maior expoente mundial no Brasil.
Mas o ponto é que, a bandeira da caridade, levantada pela religião de Roma, impregnou também os cultos afros e os centro espiritas, eles sustentando clinicas, ONGs, hospitais, Manicômios, asilos, creches entre outros,
Apoio aos enfermos e desamparados…
...e desabrigados.
Em média para cada dez Instituições de Auxilio aos desamparados, nove são católicas. as demais ficam divididas entre o Kardecismo e as organizações de matriz afro isso no Brasil. Este numero se se altera de pais para pais, mas com poucas mudanças de mensurardes entre os grupos diversos e o catolicismo.
Ironicamente estas mesmas denominações evangélicas que falam da luxuria papal, possuem um patrimônio imenso, O bispo Edir Macedo entrou no hall dos Bilionários internacionais entre outros santos que seguem no mesmo caminho. A riqueza está acumulada e focada em sustentar os clérigos e expandir sua área de influencia (até ai não há novidade em nenhuma religião), mas no meio do caminho ficam os idosos, órfãos, deficientes, dependentes químicos, sem teto, doentes entre outros.
Sem lógica mesmo, o patrimônio do Vaticano e basicamente material, prédios, monumentos, obras de arte, entre tantos, a grande maioria e tombada como patrimônio histórico pela UNESCO. A fonte de renda vem principalmente de instituto de Educação, Escola e Universidades, e logicamente do dizimo e ofertas. Mesmo assim entre os 30 maiores lideres evangélicos do mundo (Entre eles o Bispo Edir Macedo), todos bilionários, com fortunas voltadas para si próprios, a riqueza do Vaticano é apenas de uso fruto do seu titular até a sua morte depois retorna para a igreja. Além disso, por mais irônico que pareça, a fortuna dos “homens de Deus” e bem superior a disponibilidade financeira do banco do Vaticano.
Organizações cristãs
Um centro de recuperação para dependentes químicos
Entre os Evangélicos na maioria das vezes, o trabalho pautado nos princípios religiosos não tem por objetivo a superação das precárias condições socioeconômica dos indivíduos, manutenção de instituições de auxilio a deficientes e necessitados, mas apenas a atenção a uma situação emergencial, como no caso dos usuários de drogas.
Muitos protestantes estão presentes em catástrofes e em sazonais formações de grupos de auxílio a moradores de rua e visitas a enfermos e idosos. Aos orfanatos e deficientes físicos e intelectuais a um esquecimento bem perceptível.
Como mantenedores de locais onde os indivíduos podem receber assistência gratuita e de qualidade estão ainda engatinhando. Não ocorre, por exemplo, o fomento à organização de atividades das famílias ou indivíduos em cooperativas ou associações, por meio das quais se possibilite a qualificação mínima de homens, mulheres, adolescentes ou a formação de grupos de debates para busca de soluções para a comunidade. Os grupos criados terminam por fim se tornando efêmero e muita de suas instituições de auxilio tem como vida útil algo em torno de 10 anos.
As assembleias de Deus são as dos pentecostais as mais atuantes principalmente em seus centros de desintoxicação a usuários de drogas, mas pecam principalmente na dura imposição doutrinaria imposta, gerando um êxodo enorme de usuários durante o tratamento.
Grupos e assentamentos agrários também se mostram efetivos, formando pequenos núcleos colonizadores, mas são doutrinários e exclusivos a membros ou potenciais membros para sua comunidade.
Outros credos cristãos de auxílio Eficientes
Exercito da Salvação
Dentre os protestantes, mesmo que de forma pouco expressiva em números, mas em disposição e vontade temos o Exército da Salvação. O Exército de Salvação é uma denominação cristã protestante e se encontra entre as maiores instituições de caridade do mundo. A denominação atua em 126 países, através de igrejas, lojas beneficentes, abrigos, centros comunitários, hospitais, escolas, lares para idosos, creches, centros de recuperação, veículos e equipes de emergência. Mas seu numero oficial é pouco mais de um milhão de membros, e se comparado a quase um bilhão de cristãos protestantes vemos a disparidade dos números.
Concluindo…
Com todas essas instituições, a Igreja Católica é um parceiro fantástico na prestação de serviços de saúde das nações pobres. Ela atua em áreas remotas e em favor das camadas mais humildes da população, permitindo-lhes, assim, aceder a esses serviços que de outro modo estariam além do seu alcance. E esse grande trabalho merece reconhecimento e apoio não só dos governos, mas de todos cidadãos..
Então... para concluirmos, em vez de criticarmos uma instituição deste aporte, por seu passado mesmo que tenebroso e por crenças religiosas, não podemos nos esquecer de estarmos a altura para manter o mesmo trabalho, em seu atendimento fraterno ao ser humano na atualidade. A grande maioria dos Deficientes do mundo todo, idosos abandonados e órfãos são assistidos pelos católicos.
Para serem melhores e se considerar cristãos com C maiúsculo, e preciso deixar o individualismo e pensar como sociedade “... vamos fazer o bem e falar a verdade e envergonhar o Diabo...” diz um texto não tão antigo de um pensador de bom senso. ”...Há muitas moradas na casa de Meu “Pai...” disse o Mestre e com certeza muitos dos que estão nas ditas fileiras inimigas estarão lá no dia da Glória, por terem sido Cristãos melhores mesmo não o sabendo toda a verdade, enquanto os pseudosalvos estarão indo para o acerto de contas.
Ao meu ver, o auxílio aos necessitados devem ser por obrigação de humanidade promovidos a todos sem imposição de crenças como moeda de troca. Todos os que se dizem cristãos deveriam se empenhar em ajudar seu próximo, mesmo que de forma simples, sem pregar ou falar de suas convicções. Visitar enfermos, asilos, orfanatos, não para doutrinação, mas como um amigo, filho do mesmo criador, irmãos de alma. Ajudar limpando, cozinhando, ensinando, ouvindo, brincando...isso para mutos é o bastante. O auxilio financeiro e importantíssimo, mas grupos de voluntários também o são. Esqueçamos um pouco nossas diferenças doutrinarias e focamos no que realmente importa...fazer o possível para que seu irmão possa sentir felicidade. Depois como bons amigos, e se lhe for solicitado, exponha suas crenças e convicções a quem interessar.
Pensem bem...fica a dica...
Fontes Historiográficas
https://pt.wikipedia.org
https://portalconservador.com/igreja-catolica-a-maior-instituicao-de-caridade-do-mundo/
https://exame.abril.com.br/negocios/de-batina-e-gravata-os-negocios-da-igreja-catolica-no-pais/
http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/viewFile/3773/3032
www.scielo.br/pdf/soc/n15/a12v8n15.pdf
https://pt.wikipedia.org/wiki/Exército_de_Salvação
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/fotocorreio/2016/01/6928/hospital-colonia-de-itapua-antigo-leprosario-do-rs/
https://www.semprefamilia.com.br/por-que-a-obras-de-caridade-da-igreja-catolica-nao-seriam-as-mesmas-sem-este-padre/
http://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/2011/12/09/quem-briga-com-quem-nas-denominacoes-evangelicas/
“Anuário Estatístico da Igreja (2009)” Catolicismo-Santa Sé. Publicado pela Agência Fides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário