Testemunhas de Jeová
Testemunhas de Jeová durante cerimônia religiosa em Moscou Foto:Getty Images
"...A resistência das autoridades russas às Testemunhas de Jeová vem de longa data, e a interpretação distinta das inúmeras passagens bíblicas é um fator de desencontro com os preceitos da Igreja Ortodoxa Russa. Na melhor das hipóteses, as Testemunhas de Jeová foram ignoradas no país ao longo do século passado; na pior delas, banidas. Em 1951, por exemplo, o então líder soviético Iossef Stálin exilou 8.000 seguidores na Sibéria – número que equivalia a 80% de seu total na União Soviética na época."...
As Testemunhas de Jeová, porém, qualificam a recente resolução como ainda mais grave, pois, além de proibida, a religião está sendo rotulada como grupo extremista.
De acordo com dados coletados por Roman Silantiev, representante do Ministério da Justiça russo, existem hoje em torno de 165 mil seguidores da religião no país.Nos últimos anos, diversas congregações regionais das Testemunhas de Jeová foram fechadas, e mais de 60 de suas publicações, rotuladas como “materiais extremistas”.
Em 15 de março, o Ministério da Justiça da Rússia entrou com um pedido junto à Corte Suprema pedindo para proibir a atuação da religião no país por ser um “grupo extremista”. A acusação se concentrou em materiais impressos que alegadamente proclamam a supremacia das Testemunhas de Jeová sobre outras religiões e justificam atos de violência contra seguidores de outros credos.
No mesmo dia, o vice-ministro da Justiça, Serguêi Guerassimov, ordenou a suspensão de todas as atividades das Testemunhas de Jeová no país até a decisão do tribunal, que veio a confirmar a sentença em 20 de abril.O principal argumento apresentado durante as audiências, que levaram mais de um mês, foi composto por diversas decisões judiciais contra os centros regionais das Testemunhas de Jeová e que não haviam desencadeado reação da sede da igreja, o chamado Centro Administrativo.
No entanto, os advogados que representam o grupo enfatizaram que as congregações regionais não se reportam ao centro, e, portanto, as queixas contra elas não podem ser a base para a proibição de todas as Testemunhas de Jeová. Também justifica-se que o Centro jamais participou das audiências nem recebeu advertências do Ministério da Justiça. Os materiais classificados como “extremistas” tiveram, porém, sua impressão suspensa.
A tentativa de proibir a organização foi recebida com surpresa até mesmo entre os círculos mais leais às figuras públicas.Maksim Chevtchenko, membro do Conselho Presidencial para a Sociedade Civil e Direitos Humanos, e também presidente do Centro de Estudos Estratégicos de Religião e Política do Mundo Moderno, afirma que a ação movida pelo Ministério da Justiça russo contraria os princípios fundamentais da liberdade de pensamento.
“As Testemunhas de Jeová, dificilmente, poderiam ser consideradas uma organização extremista”, diz Chevtchenko. “Elas nunca organizaram ataques terroristas ou convocaram ações ilegais; muitas vezes são acusadas de apresentar sua religião como a verdade suprema, mas muitas igrejas o fazem”, completa.
“Eu acho que a verdadeira razão para essas perseguição é o fato de eles apelam para as pessoas diretamente, pregando cara a cara, competindo, assim, com a Igreja Ortodoxa Russa em algumas regiões. É óbvio que o Patriarcado de Moscou e altos funcionários da segurança ligados a ele estão por trás de tudo isso”, sugere."...
Mas afinal, quem são as testemunhas de Jeová, além da conhecida peregrinarão de porta em porta para exporem suas crenças?
Eu aprendi a respeitar estes representantes desta fé cristã por diversos motivos, como determinação religiosa, empenho em exporem suas convicções, polidez organização, simpatia e honestidade. Vejo o brilho nos olhos deles quando estão transmitindo seus conhecimentos, ao qual paulatinamente e com empenho adquirem.
Meu eletricista automotivo e parte deste credo, e seus feitos a nível pessoal e familiar são singulares. Quando me chamam no portão dou toda a atenção a eles pois gosto de ver o fervor, mesmo sendo uma pessoa que não fui agraciada com o dom da fé.
O ato de ir de casa em casa, para muitos dos visitantes e um incomodo, os tratando com rispidez e ate agressões, mas mesmo assim, se mantém firmes, e toda a semana estão lá eles, no período de folga andando pelas ruas.
Primeiramente porque testemunhas de Jeová?
Muitos acham que Testemunhas de Jeová é o nome de uma religião nova. No entanto, mais de 2.700 anos atrás, os servos do único Deus escrito na Torá com o tetragrama YHWH (יהוה) na tradução para o português, Javé ou Jeová, foram chamados de suas “testemunhas”. (Isaías 43:10-12).
..."Até 1931, éramos conhecidos como Estudantes da Bíblia"...
A adoção do nome "Testemunhas de Jeová" identifica a quem servem.
Segundo manuscritos antigos, o nome de Deus, Jeová, aparece milhares de vezes na Bíblia.
..."Em muitas traduções, esse nome foi substituído por títulos como Senhor ou Deus. Mas Deus revelou seu nome, a Moisés, dizendo: “Esse é o meu nome para sempre.” (Êxodo 3:15) Assim, ele se diferenciou de todos os deuses falsos."...
Nos relatos bíblicos, muitas pessoas deram testemunho de sua fé em Deus. Segundo as testemunhas de jeová ..."A primeira delas foi Abel. Ao longo dos séculos, Noé, Abraão, Sara, Moisés, Davi e outros fizeram parte de uma ‘grande nuvem de testemunhas’. (Hebreus 11:4–12:1) Assim como alguém pode servir de testemunha num tribunal a favor de uma pessoa inocente, as Testemunhas de Jeová, estão determinadas a falar a outros a verdade sobre Deus."...
Falam que estão imitando a Jesus.
..." Pois Ele é chamado na Bíblia de “a testemunha fiel e verdadeira”. (Apocalipse 3:14) O próprio Jesus disse que ‘tornou o nome de Deus conhecido’ e ‘dava testemunho da verdade’ sobre Deus. (João 17:26; 18:37) Por isso, creem que os verdadeiros seguidores de Cristo devem levar o nome de Jeová e torná-lo conhecido. É isso que nos esforçamos em fazer."...
As Testemunhas de Jeová são cristãs?
Expõem o empenho de seguir de perto os ensinos e o modo de agir de Jesus Cristo. como em 1 Pedro 2:21. Mas, de muitas maneiras, são diferentes de outras religiões chamadas cristãs. Por exemplo, verificam que a Bíblia ensina que Jesus é o Filho de Deus; ele não fazendo parte de uma Trindade. Não acreditam que a alma é imortal. Também não acreditamos que a Bíblia ensina que Deus tortura as pessoas eternamente no inferno.
..." não achamos que aqueles que tomam a frente em atividades religiosas devam receber títulos que os coloquem acima dos outros. — Eclesiastes 9:5; Ezequiel 18:4; Mateus 23:8-10."...
A origem da vida.
As Testemunhas de Jeová não são criacionistas . Acreditam que Deus criou todas as coisas. Mas não concordam com muitos que creem no criacionismo. Por que não? Porque vários conceitos criacionistas entram em conflito com a Bíblia. Por exemplo, alguns afirmam que os seis dias da criação foram dias literais de 24 horas.
..."Mas, na Bíblia, a palavra “dia” pode se referir a um período longo de tempo. (Gênesis 2:4; Salmo 90:4) Alguns criacionistas também ensinam que a Terra tem apenas alguns milhares de anos. No entanto, a Bíblia indica que a Terra e o Universo já existiam muito antes dos seis dias da criação. 1 — Gênesis 1:1."...
O Fator Sangue.
As Testemunhas de Jeová aceitam tratamentos médicos..E até alguns membros médicos...
" assim como era Lucas, cristão do primeiro século. (Colossenses 4:14) No entanto, não aceitam tratamentos médicos que entrem em conflito com os princípios bíblicos. Por exemplo, recusamos transfusões de sangue porque a Bíblia diz que não devemos aceitar sangue. — Atos 15:20, 28, 29".
Obs. Ao seguirem este preceito, por muitos considerado radical ou suicídio, forçaram a ciência a encontrar meios para contornar a situação. Como remédios para estimular ao próprio organismo a produzir de forma dinâmica o sangue perdido em cirurgias, acidentes e para hemofílicos. A recuperação e mais lenta segundo me informaram mas com maior qualidade, pois evita uma serie de riscos patológicos.
Fiz a pouco tempo um implante valvular mitral e ganhei alta em 6 dias sendo 04 de UTI, uma recuperação rápida.e com a utilização de 12 doadores de sangue.
O ponto e esse, geralmente a transfusão oriunda das grandes guerras eram feitas diretamente para os soldados com um intuito de uma rápida recuperação e reenvia-los ao fronte novamente, não se pensava na serie de complicações que geravam para os receptores desde doenças venéreas, hepatite, alergias, viroses e bactérias que a longo prazo destruiriam o hospedeiro.
uma recuperação mais lenta, geralmente o dobro das com via transfusão gera ao paciente riscos minimizados e melhor qualidade pós procedimento.
As transfusões atualmente auxiliam a rede publica que precisa de espaço para novos pacientes, o indivíduo e apenas numero.
Já na rede privada o fator retorno gera gastos, e pacientes doentes principalmente com causas patológicas oriundas de transfusões aumentam o ônus dos planos de saúde, dai, principalmente na América do norte estas instituições optarem pelo método alternativo como visto por minha pessoa em diversos documentários.
Devido ao meu exitamento de aceitar isso como fato, meu amigo TJ me apresentou um membro do Salão ao qual ele frequenta que fez um procedimento similar ao meu, só que sem uma gota de sangue alheio, e o mais incrível...substituiu duas válvulas ao invés de uma como eu.
Estou ainda estudando os métodos alternativos, mas acredito que proporcionam uma melhor qualidade de vida a pessoas que sofrem procedimentos que necessitem de sangue. Mas ainda tem limitações a alguns casos patológicos como câncer...
..."procuramos para nós e nossa família o melhor tratamento médico possível. Na verdade, tratamentos de conservação de sangue desenvolvidos para ajudar pacientes Testemunhas de Jeová agora são usados para beneficiar todas as pessoas. Em muitos países, qualquer paciente pode escolher evitar os riscos que as transfusões trazem, como doenças, reações do sistema imunológico e problemas causados por erro humano"...
Um blog bem interessante sobre alternativas a transfusões sanguíneas fora o obvio site das TJ :
https://www.jw.org/pt/.../livros/...sangue/Alternativas-de-qualidade-para-a-transfusão http://bloodless.com.br/opcoesalternativas-transfusoes-de-sangue
A BÍBLIA
Acreditam que a Bíblia inteira é “inspirada por Deus e proveitosa”. (2 Timóteo 3:16). Isso inclui tanto o Velho Testamento como o Novo Testamento, como costumam ser chamados. Geralmente se referem a essas divisões da Bíblia como Escrituras Hebraicas e Escrituras Gregas Cristãs. Desse modo, creem evitar dar a impressão de que certas partes da Bíblia são ultrapassadas ou sem importância.
As testemunhas de Jeová usam muitas traduções em nosso estudo da Bíblia. No entanto, nos idiomas em que está disponível, gostamos de usar a Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada porque ela usa o nome de Deus, e é exata e fácil de entender. Veja o caso do uso do nome de Deus, Jeová. Na introdução de certa tradução da Bíblia, há uma lista com o nome de 79 pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas na produção dela. Mas a mesma tradução omite por completo o nome do próprio Autor — Jeová Deus. Em contraste com isso, a Tradução do Novo Mundo restaurou o nome de Deus nos milhares de lugares em que ele aparecia no texto original.
Muitas Igrejas, como a adventista e as pentecostais afirmam que as TJ alteraram a Bíblia por eles distribuída para justificarem seu credo...
As testemunhas de Jeová afirmam que ao observarem que suas crenças não estavam plenamente de acordo com a Bíblia, as mudavam. Muito antes de começarem a produzir a Tradução do Novo Mundo em 1950, era usada qualquer tradução que estivesse disponível e formaram suas convicções com base no que liam.
Ação social
As Testemunhas de Jeová se envolvem com a comunidade.. em si a obra de pregação beneficia a muitos na comunidade. ajudando pessoas a abandonar vícios, como o uso de drogas e o abuso do álcool. Aulas de alfabetização ajudam milhares no mundo inteiro a aprender a ler e a escrever. Também presença depois de catástrofes e desastres, dando assistência tanto a quem é Testemunha de Jeová como a quem não é.alem de apoiar o emocional e espiritual que as vítimas tanto precisam em situações assim.
Soberba
Dizem na crença popular que as Testemunhas de Jeová se acham melhores do que as pessoas de outras religiões. Em resposta no Site jw.org ..."Nós seguimos o conselho da Bíblia de ‘respeitar todas as pessoas’, não importa sua religião. (1 Pedro 2:17, Bíblia Fácil de Ler) Por exemplo, em alguns países, existem centenas de milhares de nós. Mesmo assim, não tentamos pressionar políticos e legisladores a dificultar ou proibir a obra de outros grupos religiosos. Nem fazemos campanhas para que sejam aprovadas leis que obriguem a comunidade a seguir nossas convicções morais e religiosas. Em vez disso, nós tratamos os outros com o mesmo respeito com que gostaríamos de ser tratados. — Mateus 7:12."...
Mas , cá entre nos, qual religião, credo ou seita não tem convicção que eles estão no melhor caminho que as demais...
FONTE:
Gazeta Russa, 24 de abril de 2017 Evguêni Levkôvitch,
site oficial, jw.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário