Tradutor

quarta-feira, 10 de maio de 2017

TOMO XXV-4 - PLANETAS TELÚRICOS - MUNDO FRIOS

Planetas Tipo Terra e Super-Terra frio

Um planeta gelado é um tipo de planeta cuja superfície composta por criosferas globais. Estes planetas são versões maiores de algumas dos satélites naturais do Sistema Solar como Europa, Encelado e Tritão; ou como alguns dos planetas anões como Plutão e Eris, e muitos outros corpos gelados do nosso Sistema Solar. Mas com o diferencial de possuírem uma crosta rochosa e um interior magmático ativo ou extinto e núcleo ferroso nas mesmas condições.
Os planetas gelados geralmente aparecem quase brancos aos observadores de longa distancia, o que pode não se concretizar quando próximos a estes, com tons róseos e amarelados devido ao tipo de composição atmosféricos. Em sua superfície um planeta gelado pode ser composto de água, metano, amoníaco, dióxido de carbono (conhecido como "gelo seco"), monóxido de carbono, ou outros compostos voláteis, de acordo com o aumento da temperatura da superfície. Os planetas gelados têm temperaturas de superfície abaixo de 260 K° se composto principalmente de água, abaixo de 180 K° se composto principalmente de CO² e de amoníaco, e se abaixo de 80 K° é constituído principalmente por metano.

Os planetas gelados são geralmente hostil à vida como a conhecemos, porque eles são muito frios, pelo menos em sua superfície. Muitos planetas gelados podem ter oceanos sob o gelo, aquecido por seus núcleos ou pelas forças de maré de outro corpo nas proximidades, especificamente gigantes gasosos. A água líquida subglacial proporciona condições de vida, incluindo peixes, plâncton e micro-organismos. Plantas e micro-organismos do subsolo que não executam a fotossíntese porque a luz solar é bloqueada pelo gelo que cobre o planeta, mas produzem nutrientes que utilizam produtos químicos específicos chamados de quimiossíntese.
Podem ser eternos, quando situados longe de sua estrela, ou sazonais fazendo parte de uma fase que o obre possa passar durante seu desenvolvimento. isso pode ser desencadeado por nuvens inter estelares, vulcanismo, deriva continental entre outros. 


A Terra passou hipoteticamente como sugere a orogenia do período, por um período de 160 milhões de anos nesta fase chamada  Terra bola de neve.
Nosso planeta esteve completamente coberta de gelo durante o período Criogênico, entre 790 a 630 milhões. A vida preteria do período Eurocadiano, de animais de corpo mole praticamente desapareceram neste período. Após esta era tivemos a explosão cambriana, uma resposta da vida a quase 200 milhões de anos sob o gelo!  
Os planetas gelados têm ocupado um lugar de destaque na ficção científica, como Hoth, um planeta de gelo que aparece em Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca.

OGLE-2005-BLG-390Lb
OGLE-2005-BLG-390Lb é um Planeta extra-solar que orbita a estrela OGLE-2005-BLG-390L, uma anã vermelha, situada a uma distância aproximadamente de 22 000 anos luz da Terra. 
A estrela e o planeta estão dentro da região da constelação de Escorpião, perto do centro da Via Láctea.
O planeta possui uma massa ao redor de 5 vezes a massa da Terra.  De acordo com cálculos baseados na massa do planeta, ele deve possuir um núcleo rochoso, como o da Terra, e provavelmente uma fina atmosfera. Devido a grande distância do planeta para a estrela, estima-se que a temperatura na superfície desse planeta seja em torno de -220 °C. 
Devido essa baixa temperatura, espera-se que sua superfície seja composta por uma camada sólida de algumas substâncias que, na Terra, se apresentam líquidas ou gasosas, como água, amônia, metano e nitrogênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário